segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O PMDB MULHER ESTÁ DE LUTO, MORRE A EX-DEPUTADA CELINA JALLAD PRIMEIRA VICE-PRESIDENTE NACIONAL DO PMDB MULHER


Vinícius Squinelo



A ex-deputada estadual e conselheira do TCE (Tribunal de Contas Estadual) Celina Jallad, de 64 anos, faleceu durante uma cirurgia de emergência na noite deste domingo (27) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo primo de Celina, o advogado Marcelo Barbosa Martins. A assessoria de imprensa do hospital irá esperar posição do médico responsável para se pronunciar.

Ainda segundo Marcelo Martins o corpo será trazido para Campo Grande, porém a família não sabe o horário da chegada. O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cícero de Souza decretou luto oficial de 3 dias. Já nesta segunda-feira (28) não haverá expediente.

Celina sofreu um aneurisma da aorta abdominal na manhã de ontem, foi atendida no Proncor em Campo Grande e, por orientação médica, seguiu às presas num avião-UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Ela passou mal no início da manhã e foi conduzida para o Proncor numa viatura do Corpo de Bombeiros. Diagnosticado o quadro, a conselheira saiu direto para o aeroporto, de onde seguiu para o Sírio-Libanês, na capital paulista. A complicação era uma dilatação anormal de um vaso sanguíneo e, segundo estudiosos no assunto, de alto risco.

A conselheira deu entrada no hospital paulista por volta das 14 h do domingo.

Celina é filha do ex-governador Wilson Martins. Já Marcelo é filho do ex-prefeito de Campo Grande, Plínio Martins, já morto. Wilson e Plínio casaram-se com duas irmãs.

Biografia

Celina Martins Jallad é campograndense, professora e empresária, filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e Nelly Martins. De 1983 a 1986 foi diretora executiva do PRONAV, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, gestão Wilson Barbosa Martins; de 1987 a 1989 foi secretária de Estado de Ação Comunitária, nomeada pelo governador Marcelo Miranda; de 1990 a 1993 exerceu o cargo de secretária Municipal do Bem-Estar-Social, na gestão Juvêncio César da Fonseca; de 1994 a 1997 foi a primeira mulher a presidir o Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB.

De 1995 a 1998 exerceu pela primeira vez o mandato de deputada estadual, eleita com 20.551 votos, sendo a única mulher entre os 24 deputados. Em 1995 também foi a primeira mulher a presidir uma Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembléia Legislativa MS; em 1996 criou a Fundação da Mulher Sul-mato-grossense; em 1997 foi eleita vice-presidente da Assembléia Legislativa MS, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Parlamento do Mato Grosso do Sul. Ainda em 1998, ocupou o cargo de vice-presidente do Diretório Estadual do PMDB, prorrogado até 2001.

Em 1999 foi reeleita deputada estadual, com 23.605 votos, com mandato até 2002. Em 2001 foi eleita líder da bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, e ainda em 2001, através da Resolução 001/2001, fundou o Fórum Permanente da Mulher de MS, e foi nomeada presidente da Comissão Provisória do PMDB-MULHER de MS.

Novamente reeleita em 2003 a deputada Celina obteve 15.212 votos, com mandato até 2006. Em 2003 ocupou o cargo de 3ª vice-presidente da mesa diretora; tomou posse como presidente do PMDB-MULHER Estadual; passou a fazer parte do Conselho Fiscal da UNALE – União Nacional dos Legislativos; e participou da criação do “Comitê Suprapartidário de Mulheres de MS”, assumindo a presidência em 2005.

Já em 2006, foi eleita 3ª vice-presidente da UNALE e 1ª suplente de deputada estadual, com 19.794 votos. Em 2007, tomou posse como suplente e permaneceu na Casa para seu quarto mandato parlamentar. Ainda em 2007, foi indicada como tesoureira da Executiva Estadual do PMDB; foi indicada como 1ª representante do Estado de Mato Grosso do Sul na UNALE; e ocupou o cargo de vice-presidente do PMDB-MULHER Nacional.

De 2009 a 2010 passou a ocupar a vaga efetiva de deputada em função da eleição do ex-deputado Ari Artuzi para Prefeitura de Dourados/MS, e agora, com aprovação de seu nome por unanimidade na Assembléia Legislativa vai ocupar a vaga de conselheira do TCE/MS, mediante a aposentadoria voluntária do conselheiro Osmar Ferreira Dutra, ocorrida no último dia 17 de Novembro.

Em março do ano passado, Celina havia pedido licença de 30 dias das atividades parlamentares para tratar da saúde. Desde 2008, lutava contra o câncer. Celina Jallad foi empossada em novembro de 2010 como conselheira do Tribunal de Contas do Estado e foi a primeira mulher a ocupar o cargo em 30 anos de existência do tribunal.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PMDB MULHER REUNIDA COM O SENADOR VALDIR RAUPP


Núcleo do PMDB Mulher reunido com Raupp
Foto: Wendel Lopes/PMDB


Brasília (DF) - O presidente em exercício do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o núcleo do PMDB Mulher. Com a presença da presidente nacional, Maria Elvira, e do coordenador dos núcleos peemedebistas, Sandro Salazar, as mulheres peemedebistas discutiram sobre a participação feminina no Parlamento e realização da Convenção Nacional do Núcleo.

Para Maria Elvira, esse é o momento em que o Partido tem que crescer e para que isso aconteça “é preciso crescer internamente”. “Nós não conseguiremos crescer como partido e, nem mesmo como segmento das mulheres, se não nos voltarmos para dentro”, afirmou.

O senador Valdir Raupp apoiou a iniciativa proposta pelo núcleo e vai trabalhar para que isso aconteça.

Convenção – O núcleo ainda não definiu a data da convenção nacional a ser realizada. A deputada Fátima Pelaes (AP) lançou seu nome para ser a candidata à presidência do PMDB Mulher. “Nós queremos unir o partido. Trabalhar as mulheres, fortalecer cada dia mais”, disse Pelaes.

A deputada Marinha Raupp (RO) ressaltou que este é o momento muito importante, uma vez que o Congresso está debatendo sobre a Reforma Política. “Este momento que estamos debatendo sobre a Reforma Política no Congresso Nacional é o momento também de consolidar as lutas partidárias, em especial do PMDB Mulher”, afirmou.

Participaram ainda da reunião Aparecida Moura (Presidente do PMDB mineiro), Bel Mesquita (secretária Nacional de Políticas de Turismo), Kátia Lôbo (Presidente do PMDB Mulher/RJ), Teté Bezerra (Secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso), Regina Perondi (Secretária-Geral do PMDB Mulher), a deputada Teresa Surita (RR) e Kilvia Teixeira, vice-presidente da Juventude Nacional do PMDB, representando Rosângela Aguiar, do PMDB Mulher do Ceará.

Atualizado às 16h30

BANCADA ELEGE A PRIMEIRA MULHER VICE-PRESIDENTE NA MESA DIRETORA



Bancada elege Rose de Freitas como representante do PMDB na Mesa Diretora

Ana C. Silva (FUG/PMDB)

31 de Janeiro de 2011 • 20h46

Brasília (DF) – A bancada do PMDB se reuniu na tarde desta segunda-feira (31), em Brasília, para decidir o nome que deverá representar a legenda na primeira vice-presidência, na chapa do deputado Marco Maia (PT-RS) que disputa amanhã a presidência da Casa. Em uma votação acirrada, a bancada escolheu a deputada Rose de Freitas (ES). É a primeira vez na história do Parlamento que uma mulher assumirá um cargo na Mesa Diretora da Câmara.

Na avaliação da deputada Rose, que inicia amanhã seu sexto mandato como deputada federal, seu nome deverá fortalecer a musculatura política do PMDB. “Estarei empenhada em continuar a luta pelas bandeiras defendidas pelo partido. Neste próximo biênio, irei garantir o respeito necessário às reivindicações feitas por nossa bancada”, enfatizou.

DISPUTA ELEITORAL - Convocados pelo líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), 74 dos 78 parlamentares peemedebistas eleitos no último pleito foram às urnas duas vezes para decidir seus representantes na Mesa Diretora. Na primeira votação, disputaram a vaga de primeiro vice-presidente da Câmara, os deputados Edinho Bez (SC), Rose de Freitas (ES), Elcione Barbalho (PA), Gastão Vieira (MA) e Osmar Serraglio (PR).

O embate eleitoral democrático foi repetido na escolha do nome para suplência da Mesa Diretora. A disputa para cargo teve um empate técnico entre os deputados Geraldo Resende (MS), Wladimir Costa (PA) e Manoel Júnior (PB). O empate numérico entre os dois últimos levou o líder Henrique a recorrer ao Estatuto do partido para decidir o parlamentar que competiria o segundo turno com o deputado Geraldo Resende, primeiro colocado na primeira votação. A segunda parte do processo eleitoral contou com os deputados Edinho Bez e Rose de Freitas para a primeira vice e Geraldo Resende e Wladimir para a suplência.

Após mais de 3 horas de reunião, o líder Henrique Eduardo Alves anunciou os deputados Geraldo Resende e Rose de Freitas como vencedores da votação. Na opinião do líder, o PMDB deu na tarde desta segunda-feira uma demonstração inequívoca de que a legenda segue para a 54ª Legislatura coerente, unido e altivo. “Esta foi uma eleição democrática que vai valorizar nossa bancada. O maior partido do Brasil fez uma eleição respeitosa e séria”, elogiou.

Durante a reunião, o líder Henrique fez um desabafo sobre as recentes críticas feitas pela imprensa sobre um suposto “fisiologismo” adotado pelo PMDB no governo Dilma Rousseff. “Esta bancada nunca se fez e nunca se fará à sombra de nenhum governo. Essas palavras soaram como um desabafo. Vou continuar lutando para que o partido não seja injustiçado. Estamos do lado do governo”, destacou.

LIDERANÇA - Em seu discurso, Henrique voltou a afirmar a postura do PMDB em apoio incondicional ao governo petista e lembrou a importância de sua recondução à liderança pela 5ª vez, definida hoje pela nova bancada peemedebista. “O grande patrimônio da minha vida política é afirmar que neste último pleito tive a maior votação de minha história. Substitui a vaidade pela verdade. Agradeço pela confiança e o apoio de todos”, disse. O deputado Mendes Ribeiro Filho (RS) foi escolhido por Henrique como primeiro vice-líder do PMDB na Câmara.

Henrique reiterou a necessidade de o PMDB lutar pelo orçamento impositivo para assegurar que as emendas individuais sejam respeitadas. Além disso, entre as bandeiras que serão defendidas pelo partido nesta legislatura estão a votação das reformas política e tributária, que, segundo o líder serão os primeiros itens a serem encaminhados pelo PMDB.

CANDIDATO - Em uma passagem rápida pela reunião, o candidato à presidência da Câmara, deputado Marco Maia (RS), reafirmou a importância a aliança firmada entre o PT e o PMDB. “Se tem uma bancada que tenho a convicção que votará comigo esta bancada é a do PMDB. Os acordos políticos feitos com o PMDB foram cumpridos na integralidade. O PT vai presidir os dois primeiros anos desta legislatura e o PMDB nos dois últimos anos. Este é um acordo que garante a valorização da Câmara dos Deputados e garante o princípio da proporcionalidade”, revelou.

BEL MESQUITA É NOMEADA SECRETÁRIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO




17 de Fevereiro de 2011 • 11h00

Brasília (DF) - O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta terça-feira (15) a nomeação de Ana Isabel Mesquita de Oliveira para o cargo de secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur).

Bel Mesquita, como prefere ser chamada, tem 58 anos e nasceu em Jundiaí (SP). Ela é professora, psicóloga social e especialista em Planejamento Estratégico Situacional e Ciências e Técnicas de Governo.

Exerceu mandato de deputada federal pelo Estado do Pará entre 2007 e 2010. Também foi eleita prefeita de Parauapebas (PA) em 1997 e reeleita em 2004.

Durante sua vida política, a secretária recebeu o prêmio Prefeito Empreendedor: Governador Mário Covas, concedido pelo SEBRAE em 2001, por aperfeiçoar e ampliar a produção de comunidades rurais, estimulando o emprego, a renda e a produção de alimentos.

PMDB MULHER PARTICIPA DE ENCONTRO DO FÖRUM NACIONAL


PMDB Mulher participa de encontro de Fórum Nacional

Paulo Marcial e Roberta Ramos (FUG/PMDB)

17 de Fevereiro de 2011 • 18h00

Brasília (DF) - O primeiro encontro do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos com a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Iriny Lopes, aconteceu nesta quarta-feira (16), no hotel San Marco, em Brasília, com a presença de deputadas, senadoras e dirigentes partidárias que fazem parte do Fórum.

A ministra apresentou a nova equipe da SPM e falou sobre as prioridades da Secretaria, além de pedir a ativa participação das parlamentares para os desdobramentos das ações para as mulheres.

“Queremos ampliar o poder feminino e participar ativamente das discussões sobre a Reforma Política, não podemos mais aceitar que as mulheres sejam tratadas e relegadas a segundo plano”, afirmou a ministra Iriny Lopes.

Os pontos destacados pela SPM serão:
• Inclusão das demandas das mulheres no Plano Plurianual (PPA) e a busca para que sejam mulheres as relatoras;
• Aprovação da PEC 515/2010, que prevê aumento para 180 dias da licença materninade;
• PEC das trabalhadoras domésticas;
• A grande importância da participação das parlamentares a fim de reconhecer a constitucionalidade e a aplicabilidade da Lei Maria da Penha
• Reforma Política para renovar de forma geral e ampliar a participação das mulheres nos parlamentos a partir de 2012;
• Erradicação da miséria e autonomia da mulher com eixo dos trabalhos.

A ministra anunciou que a Conferência Nacional de Política para as Mulheres já está marcada e acontecerá de 12 a 15 de dezembro de 2011. Além disso, destacou que deve ser buscada uma sintonia entre as mulheres nas questões comuns das deputadas e as mulheres dos partidos políticos, que é uma das metas da presidenta Dilma Rousseff.

Para Kátia Lôbo, presidente do PMDB Mulher do Rio de Janeiro, “o trabalho da nova ministra deverá representar um grande avanço, pois ela também é deputada e sabe como chegar à bancada de forma igualitária, por ter mais aproximação e uma linguagem mais política”.

Participaram da reunião representando as mulheres do PMDB as deputadas Fátima Pelaes (AP), Marinha Raupp (RO), Elcione Barbalho (PA), Iris de Araújo (GO), Nilda Gondim (PB), Teresa Surita (RR), além das representantes do PMDB Mulher, Maria Elvira (MG), Regina Perondi (RS) e Kátia Lôbo (RJ).

PMDB MULHER SE REÚNE EM BRASÍLIA


PMDB Mulher se reúne em Brasília

Roberta Ramos (FUG/PMDB)

02 de Fevereiro de 2011 • 21h00

Brasília (DF) - Representantes do PMDB Mulher realizaram sua primeira reunião de 2011 em Brasília nesta quarta-feira (2) sob a coordenação da secretária do núcleo, Regina Perondi. As peemedebistas fizeram uma rápida avaliação da atuação no núcleo nas eleições e ressaltaram a importância da criação de novos quadros para compor os 30% de mulheres nas chapas eleitorais.

O presidente em exercício do PMDB, Valdir Raupp (RO), esteve presente na reunião e ressaltou que “o PMDB precisa levantar algumas bandeiras, uma delas é a levada pelos núcleos do partido”.

Raupp também ressaltou a importância da presença do vice-presidente Michel Temer no Planalto e lembrou que “a Câmara elegeu a primeira mulher a ocupar a mesa diretora, Rose de Freitas (ES) que é a primeira vice-presidente da Câmara e do Congresso Nacional”. Para ele “as mulheres estão avançando, mas é preciso avançar muito mais. Não temos tradição de eleger muitas mulheres para o Senado, por exemplo, e precisamos trabalhar para que isso mude já nas próximas eleições”.

Regina Perondi agradeceu o apoio do Presidente ao núcleo e destacou que “sua presidência está sinalizando que o PMDB estará com uma agenda das mulheres, isto é muito bom”.

A deputada Fátima Pelaes (AP) também esteve presente na reunião e afirmou que “há um novo momento neste país, com uma presidente mulher, agora também na Câmara com Rose de Freitas na mesa diretora, o que não foi um trabalho fácil. Mulheres precisam estar em partes estratégicas e o PMDB sai na frente colocando a primeira mulher na mesa diretora da Câmara”.

No fim da tarde, as representantes do PMDB Mulher estiveram no gabinete da nova vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas que ressaltou: “estou aqui porque trabalhamos para isso e porque sou mulher”.

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas