segunda-feira, 30 de julho de 2012


PMDB Mulher e PMDB Afro comemoram o Dia da Mulher Negra

O PMDB Mulher e o PMDB Afro fizeram parceria, assim como acontece há quatro anos, e homenagearam 27 mulheres negras na última sexta feira (27.07) em comemoração ao 25 de Julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A cerimônia acontece todos os anos, onde são escolhidas mulheres negras, que por meio de trabalho e força de vontade conseguiram conquistar seus objetivos, para receberem um certificado de honra pelos serviços prestados à sociedade.

Kátia Lôbo, presidente estadual do PMDB Mulher, explicou que a certificação é um símbolo de homenagem às mulheres negras que participaram ou fazem parte da história do estado do Rio. “Eu acredito que esse tipo de homenagem incentiva as mulheres a serem mais inclusas na política, além de valorizar o trabalho de cada uma delas”.

Já a presidente estadual do PMDB Afro, Mara Ribeiro, acredita que todas as mulheres trabalhadoras, que realizam algum trabalho em favor do reconhecimento feminino na sociedade são merecedoras do prêmio. “Neste caso, homenageamos as negras em comemoração ao Dia 25 de Julho, porque sabemos que ser mulher é muito difícil e uma mulher negra passando pelo preconceito do gênero e da raça é pior ainda”, destacou.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

25 de Julho - Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha


 Em comemoração ao 25 de Julho, Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, o PMDB Mulher, em parceria com o PMDB Afro, realiza todos os anos uma cerimônia de homenagens as mulheres que tem alguma história política e social no estado do Rio. Kátia Lôbo, presidente do PMDB Mulher, tem o prazer de convidar a todas as mulheres para, na próxima sexta feira (27.07), presenciar a entrega de certificado de cidadania e prestação de serviços a comunidade a 26 mulheres.

“As Mulheres Negras no Âmbito dos partidos políticos a exemplo de todos os outros espaços dos movimentos sociais seguindo a sua orientação têm muita importância na história política e social do Brasil”, disse Kátia. Para ela, essa cerimônia realizada todos os anos concede um ar de motivação as mulheres negras para que elas continuem trabalhando em busca da melhora contínua, de um novo futuro para a sociedade e para expandir sua participação política.

“Mulheres Negras tem construído a história do PMDB, ladeadas às Mulheres não negras. Elas são figuras importantíssimas na construção da nossa história política, social e demográfica”, concluiu Kátia.

Histórico do Dia 25 de Julho

Em 1992, na República Dominicana, Mulheres Negras de diferentes países da América Latina e do Caribe se reuniram em Santo Domingo, com o objetivo de discutir temas de interesse e da realidade da comunidade negra desta região da Diáspora em busca de alternativas que permitissem o enfrentamento do racismo, sexismo e diversas formas de discriminação que as Mulheres Negras sempre sofreram no decorrer da história. 

A delegação, representada por treze brasileiras, teve importante atuação em defesa das Mulheres Negras do nosso país e na fundação da Rede de Mulheres Afro-caribenhas e afro-latinas.

Neste encontro, em articulação com as demais delegações, funda-se a rede de comunicação entre os países e fica definido o Dia 25 de julho, como o Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, cujo objetivo foi garantir maior visibilidade e fortalecimento da luta das Mulheres Negras.
Além da aprovação deste dia ficou deliberado, também, que anualmente, as instituições de Mulheres Negras, realizariam atividades e celebrariam esta data como forma de trazer para o debate às políticas públicas com recorte étnico-racial e de gênero.

Convite homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha


http://noticias.r7.com/eleicoes-2012/noticias/eduardo-paes-pmdb-venceria-no-primeiro-turno-no-rio-com-54-dos-votos-diz-datafolha/

=

Políticas públicas para as mulheres de Petrópolis no primeiro dia de campanha de Bernardo Rossi



A população de mulheres petropolitanas – são 154 mil ao todo - têm políticas públicas definidas no plano de governo de Bernardo Rossi, candidato a prefeito de Petrópolis pelo PMDB. Em seu primeiro dia de campanha, acompanhado da candidata à vice, Josília Fassbender (PP), Bernardo participou da abertura do curso de Políticas Públicas do Gênero que o PMDB estadual fez questão de lançar na Cidade Imperial. Ele anunciou que dois de seus principais projetos é dar à cidade um Hospital da Mulher e um Hospital da Criança - a reunião, com representantes da Região Serrana e capital, foi realizada no Hotel Casablanca na manhã deste sábado (07.07). Bernardo seguiu ainda em caminhada pelo Centro Histórico e bairros da cidade.
O candidato a prefeito destacou ainda o projeto de lei que apresentou como deputado estadual, já em vigor, que vai vacinar sete milhões de mulheres no Estado do Rio contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. "As mulheres merecem toda nossa atenção", frisou.

Para Bernardo, o momento do crescimento da mulher na política é agora. "Vai ser a primeira vez que teremos uma eleição municipal com o País dirigido por uma mulher no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma, e por outra no comando do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia. É o começo de uma grande mudança e Petrópolis também tem de mudar", disse.

Jossília Fassbender, advogada e professora universitária, falou sobre a importância das mulheres candidatas a vereadoras. "Até hoje, em toda a sua história, o legislativo petropolitano teve apenas duas mulheres representando o povo. Queremos mais, podemos mais, e é imprescindível a participação feminina para o crescimento da sociedade. Somos 118 mil eleitoras na cidade e vamos mudar essa realidade", conclamou.

Já Kátia Lobo, presidente regional do PMDB Mulher, salientou que Petrópolis foi escolhida para o lançamento do curso de Políticas Públicas do Gênero porque tem como candidata a vice uma mulher. “A Josília vai ser a primeira mulher a ser eleita para o cargo na cidade”, acredita Kátia, ressaltando que ainda hoje a mulher não é equiparada aos homens em salários, cargos e oportunidades: "Pregamos a igualdade de gênero, mas pelas atribuições da mulher como mãe, ela precisa de políticas distintas".

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas