quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PMDB MULHER FIRMA PARCERIA COM O BLOCO MULHERES DA VILA


As mulheres peemedebistas vão cair na folia neste carnaval, aproveitando o momento de festa para falar de um assunto sério - a violência contra a mulher. Presidente do PMDB Mulher estadual, Kátia Lôbo firmou uma parceria com o bloco Mulheres da Vila para unir o útil ao agradável, distribuindo brindes acompanhados de panfletos sobre a Lei Maria da Penha durante o desfile, que acontece no dia 12 de fevereiro, terça-feira de carnaval, em Vila Isabel.

“As Mulheres da Vila sempre foram parceiras, atuando em eventos organizados por nós como o Outubro Rosa, e agora vamos desfilar juntas”, destaca Kátia. “É uma reunião muito grande de mulheres. No ano passado foram quase duas mil foliãs. Será uma ótima oportunidade para falarmos deste assunto sério de uma forma descontraída”, afirma. “Vamos distribuir lixas de unha acompanhadas de um pequeno panfleto falando sobre os cinco tipos de violência contra a mulher descritos na Lei Maria da Penha”, conta.

Segundo Kátia Lôbo, apesar da Lei estar em vigor desde 2006, a maioria das mulheres ainda não conhece seus direitos, que precisam ser mais divulgados. “Ano passado participei de uma ação semelhante no desfile das escolas de samba, e a quantidade de mulheres que não faziam idéia dos seus direitos e dos instrumentos disponíveis para combater a violência contra elas era muito grande”, relata.

Presidente do bloco Mulheres da Vila, Nádia Cursino acredita que a ação será muito positiva. “Somos um bloco que se preocupa com estas questões, atuando em campanhas e realizando ações durante o ano todo. Para nós é uma honra esta parceria com o PMDB, que tem um núcleo de mulheres muito ativo”, ressalta Nadia, que espera mais de 2.500 foliãs no desfile deste ano.

O Bloco

Fundado há três anos, o bloco Mulheres da Vila se destacou por ser inteiramente formado por mulheres – da bateria à presidência – ao contrário do que costuma acontecer na maioria das agremiações, que têm suas diretorias e baterias predominantemente masculinas. “As mulheres estão em todos os segmentos. As únicas exceções são o Rei de Bateria e o Muso do bloco”, conta Nadia. As Mulheres da Vila desfilam na Av. 28 de Setembro, em Vila Isabel, na terça-feira de carnaval (12/02), com concentração a partir das 15h na esquina da Rua Gonzaga Bastos.

PMDB MULHER COMEMORA CRIAÇÃO DE SECRETARIA DAS MULHERES PELA PREFEITURA DO RIO

O PMDB Mulher fluminense comemorou a criação da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres pelo prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB), em cumprimento a um compromisso firmado com as mulheres do partido ainda durante a campanha. Presidente estadual do núcleo, Kátia Lôbo acredita que a nova secretaria, criada na posse do prefeito no dia primeiro de janeiro, vai fortalecer a luta das mulheres no município. “O nosso prefeito está atendendo a uma das principais bandeiras nacionais do PMDB Mulher, que faz parte do nosso plano estratégico”, destaca.
“O Eduardo Paes assumiu este compromisso durante a campanha, num evento com duas mil mulheres. É algo que o PMDB Mulher defende em todas as instâncias, um órgão que vai dar suporte e visibilidade para a nossa luta”, acrescentou Kátia. “Desejo muita sorte à companheira Ana Rocha, que vai comandar a nova pasta. É uma militante muito dedicada, que com certeza vai contribuir muito”, completou, referindo-se à presidente estadual do PC do B que será a secretária.
Coordenadora Especial de Promoção da Política para Igualdade de Gênero da prefeitura do Rio durante os últimos quatro anos, Terezinha Lameira acredita que a criação da secretaria é mais um passo na construção de uma política pública de gênero sólida e permanente. “Com a coordenadoria já avançamos muito, realizando campanhas, nos articulando com outros poderes e realizando encontros importantes como a Conferência Municipal de Políticas para Mulheres”, conta.
“Agora, esperamos que a Secretaria possa aprofundar esse trabalho, ampliando ações e campanhas contra a violência doméstica e o turismo sexual por exemplo”, destaca Teresinha, que demonstra preocupação com o grande aumento do número de visitantes na cidade nos próximos anos. Com os grandes eventos, essas campanhas e ações em parceria com outros órgãos e com a Sociedade Civil devem ser intensificados.”, completa.

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas