sábado, 20 de agosto de 2011

PMDB MULHER-RJ SE ENGAJA NA CAMPANHA DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA


O PMDB Mulher se reuniu no fim de tarde desta quinta-feira, dia 18/8, no auditório da sede do PMDB-RJ para, entre outros assuntos, planejar as ações que os núcleos de mulheres espalhados no estado, em parceria com a militância, parlamentares, prefeitos e lideranças locais, farão no dia 15 de outubro próximo, mês da mobilização nacional contra o Câncer de Mama, doença que mais mata mulheres no Brasil.

“Esta realidade pode ser muito diferente e o primeiro passo para isso é a conscientização da necessidade de prevenção”, disse a presidente do PMDB Mulher, Kátia Lôbo, envolvida “de corpo e alma” nesta iniciativa. A ideia é fazer uma grande mobilização no dia 15 de outubro, com ações simultâneas dos núcleos do PMDB Mulher em vários municípios para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade da prevenção e também cobrar das autoridades mais atenção à questão. Hoje, são pouquíssimos os mamógrafos na rede pública e um exame, que deve ser feito anualmente, pode levar meses para ser realizado.

Presidentas de diversos diretórios do PMDB Mulher, entre os quais de Barra Mansa, Macaé, Niterói, São Gonçalo, Volta Redonda, Queimados, Belford Roxo e São João de Meriti aprovaram a iniciativa proposta e a logomarca da campanha, apresentada pela Comunicação Social do PMDB-RJ.
As presidentas presentes ficaram de enviar para o PMDB Mulher do diretório regional, até o dia 30 deste mês, sugestões de ações que acreditam serem capazes de mobilizar em suas cidades, bairros, condomínios, igrejas, etc. Essas ações podem ser das mais simples, como uma palestra de conscientização com distribuição de cartilhas e fitinhas rosas, até eventos coletivos mais elaborados, como uma corrida envolvendo a cidade, uma pedalada conjunta, gincana, shows, etc.

“Se o prefeito, os comerciantes locais, as igrejas, etc, se mobilizarem, melhor ainda, vamos somar forças. O importante agora é pensar naquilo que temos condições de mobilizar e propor ações locais até o dia 30 de agosto, para que tenhamos tempo hábil para dimensionar a quantidade de material que terá que ser produzido para dar visibilidade à ação”, conclamou Kátia Lôbo. “O importante é se engajar e propor ações exeqüíveis pra gente colocar o bloco na rua”.

Kátia Lôbo defende que o direito à Saúde é um princípio que precisa estar incorporado na luta do PMDB Mulher, daí o engajamento no Movimento Outubro Rosa (saiba mais sobre isso clicando aqui). www.outubrorosa.org.br



“Temos que nos envolver mais em questões ligadas à Saúde da Mulher”, afirmou, lembrando que, por iniciativa do PMDB Mulher, os deputados estaduais peemedebistas Rafael Picciani e Bernardo Rossi, apresentaram um projeto de lei, que está tramitando na Alerj, que obriga postos de rede estadual de Saúde disponibilizar gratuitamente vacinas contra HPV (contra o papiloma vírus), que causa câncer de útero. “Hoje, essa vacina só está disponível na rede particular e custa R$ 400,00. A doença é transmitida em relações sexuais e meninas a partir de 9 anos, antes do início da atividade sexual, já devem ser imunizadas para evitar essa doença silenciosa que é muito mais comum do que se imagina”.

Lembrando que o Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.
Clique aqui e saiba detalhes sobre a data www.outubrorosa.org.br
Para mais informações sobre o PMDB Mulher acesse o blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas