terça-feira, 17 de abril de 2012

INICIA ENCONTRO DO PMDB MULHER EM BRASILIA.

Roberta Ramos (FUG/PMDB)

12 de Abril de 2012 • 15h36 •

Brasília (DF) -


A presidente nacional do PMDB Mulher, deputada Fátima Pelaes (AP), abriu no início da tarde desta quinta-feira (12), os trabalhos do Curso para Multiplicadoras de Oficinas de Capacitação para Candidatas.
“Cada uma de vocês está assumindo um compromisso de repassar o que será discutido aqui nos seus estados, quando voltarmos para nossas bases. Aqui vamos ter uma troca de conhecimento para que tenhamos muito mais mulheres com mandato nas próximas eleições municipais”, afirmou Fátima.
A secretária-geral do núcleo, Aparecida Moura (MG), falou sobre a importância do Plano Estratégico, que será apresentado durante o encontro, nas ações das mulheres na militância partidária. “Teremos a missão de multiplicá-lo por todo o país”, disse.
Regina Perondi (RS), 1ª vice-presidente do PMDB Mulher, também ressaltou a importância da construção do plano estratégico para o núcleo, conduzida pela deputada Fátima Pelaes. “Estou emocionada com a quantidade de companheiras que atenderam ao nosso convite e vieram a esse encontro de todas as partes do país”, disse.
A deputada Nilda Gondim (PB), presidente do PMDB Mulher da Paraíba, destacou a importância do evento que tem o objetivo “de ampliar nossas conquistas, de melhorar nosso trabalho. Para ter uma maior representação nas Câmaras Municipais. Conscientizar as mulheres de que precisamos dar essa contribuição e aumentar essa consciência de que é preciso aumentar o número de mulheres nos parlamentos”. Ela lembrou que é a única mulher da bancada da Paraíba na Câmara Federal, entre doze deputados do estado.
O encontro acontece nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), no Hotel San Marco, em Brasília.

FUNDAÇÃO ULYSSES INCLUI FORMAÇÃO PARA MULHERES NO CURSO PARA CANDIDATOS.


Roberta Ramos (FUG/PMDB)

12 de Abril de 2012 • 16h42 •

Abertura da reunião
Foto: Wendel Lopes/PMDBBrasília (DF) -


A gerente do programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane Silva (RS), apresentou o programa de Formação pelo ensino a distância oferecido pela instituição, que incluiu recentemente uma aula especial sobre as políticas públicas para a mulher, no Curso Preparatório para Candidatos.

“A gestão da Fátima Pelaes inicia um trabalho de formação baseado num planejamento estratégico, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães”, ressaltou Elisiane.

Após apresentação de vídeo sobre o trabalho de formação da Fundação, Elisiane apresentou a palestra Refazendo a Política, que trata do processo de perda da credibilidade da política pela população brasileira.

“As pessoas não se dão conta de que as decisões importantes que acontecem nos municípios são decisões políticas tomadas”, disse Elisiane. Para ela, as pessoas que não gostam de política terão um castigo, ser governado por quem gosta de política.

O processo de recuperação da crença na boa política depende do trabalho árduo dos militantes nas bases do processo político. “Nós mulheres somos fundamentais nesse processo, porque somos educadoras por natureza. Mas para isso é preciso ter atitude, pois esse processo dá muito trabalho”, destacou Elisiane.

Sobre a criação de espaços para as mulheres na política, Elisiane afirmou que “espaço se ganha com muito trabalho e, de vez em quando com um 'cotovelaço'. Não esperem que ninguém dê espaço para nós. É do processo político que se queira o espaço para si mesmo. Precisamos de perseverança para ocuparmos o que deve ser nosso”.

Sobre o processo de reconstrução da política, Elisiane destacou que “temos que usar tudo o que está a disposição, pois esse é um momento de circulação muito rápida de informações, e é preciso usar a internet para divulgar nossas ações”. “Quando escolhemos fazer formação política estamos dando forma às nossas ações políticas”, disse.

PMDB MULHER APRESENTA PLANO ESTRATÉGICO.

Roberta Ramos (FUG/PMDB)




12 de Abril de 2012 • 17h22 • Brasília (DF)

- A secretária-geral do PMDB Mulher, Aparecida Moura (MG) falou sobre a defesa dos direitos das mulheres previstos nas legislações brasileiras, mas que não são colocados em prática e que devem ter a defesa do núcleo. “Foi essa percepção que nos levou a construir um plano estratégico para o núcleo PMDB Mulher, com o lema Participação, Cidadania e Paz”, afirmou Aparecida Moura.

O plano estratégico traz valores e princípios que devem nortear as ações das militantes do núcleo feminino do partido. “Quando falamos do empoderamento político da mulher, o que nos levará a esse caminho será o conhecimento e a formação, para que possamos ter uma melhor prática política, da nossa cidadania, para construir nosso perfil político do jeito que a gente sonha”, destacou Aparecida Moura.

Entre os princípios presentes no plano, estão: o fortalecimento organizativo do PMDB Mulher em todos os níveis e atuação e a formação e a capacitação como meios para o empoderamento da mulher.

O documento traz bandeiras específicas para o núcleo, que levam em consideração os grandes problemas da mulher no Brasil no cenário político, no mercado de trabalho e com relação à saúde da mulher. As bandeiras são detalhadas numa cartilha feita numa parceira do núcleo com a Fundação Ulysses Guimarães, que traz todos os pontos do plano estratégico para o PMDB Mulher, distribuída para as militantes presentes no evento.

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas