terça-feira, 17 de abril de 2012

FUNDAÇÃO ULYSSES INCLUI FORMAÇÃO PARA MULHERES NO CURSO PARA CANDIDATOS.


Roberta Ramos (FUG/PMDB)

12 de Abril de 2012 • 16h42 •

Abertura da reunião
Foto: Wendel Lopes/PMDBBrasília (DF) -


A gerente do programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane Silva (RS), apresentou o programa de Formação pelo ensino a distância oferecido pela instituição, que incluiu recentemente uma aula especial sobre as políticas públicas para a mulher, no Curso Preparatório para Candidatos.

“A gestão da Fátima Pelaes inicia um trabalho de formação baseado num planejamento estratégico, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães”, ressaltou Elisiane.

Após apresentação de vídeo sobre o trabalho de formação da Fundação, Elisiane apresentou a palestra Refazendo a Política, que trata do processo de perda da credibilidade da política pela população brasileira.

“As pessoas não se dão conta de que as decisões importantes que acontecem nos municípios são decisões políticas tomadas”, disse Elisiane. Para ela, as pessoas que não gostam de política terão um castigo, ser governado por quem gosta de política.

O processo de recuperação da crença na boa política depende do trabalho árduo dos militantes nas bases do processo político. “Nós mulheres somos fundamentais nesse processo, porque somos educadoras por natureza. Mas para isso é preciso ter atitude, pois esse processo dá muito trabalho”, destacou Elisiane.

Sobre a criação de espaços para as mulheres na política, Elisiane afirmou que “espaço se ganha com muito trabalho e, de vez em quando com um 'cotovelaço'. Não esperem que ninguém dê espaço para nós. É do processo político que se queira o espaço para si mesmo. Precisamos de perseverança para ocuparmos o que deve ser nosso”.

Sobre o processo de reconstrução da política, Elisiane destacou que “temos que usar tudo o que está a disposição, pois esse é um momento de circulação muito rápida de informações, e é preciso usar a internet para divulgar nossas ações”. “Quando escolhemos fazer formação política estamos dando forma às nossas ações políticas”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas