sexta-feira, 4 de maio de 2012

PMDB Mulher define planos de governo para as eleições de outubro

O cumprimento da lei 12.034/2009 que estabelece composição das listas eleitorais com índices definidos para cada sexo e a importância das redes sociais nas eleições de outubro foram alguns dos temas debatidos durante o encontro de Capacitação para as Candidaturas Femininas do PMDB Mulher. O evento aconteceu no Auditório Freitas Nobre, dia 12 de abril, na Câmara Federal, em Brasília. Kátia Lobo, presidente estadual do PMDB Mulher no Rio de Janeiro, esteve presente ao debate e explicou a dimensão da importância de as mulheres estarem capacitadas para as disputas eleitorais.

“Nós mulheres temos que nos preparar para nos inserirmos nas lideranças públicas, merecidamente”, disse Kátia, representando as mulheres do PMDB-RJ.

Foram discutidas as políticas públicas direcionadas para as mulheres do PMDB e um plano de governo que servirá de direcionamento para as eleições deste ano. Kátia Lobo observou que as políticas femininas estão se expandindo a cada dia. “O encontro reuniu mulheres de 21 estados brasileiros, e isso é um exemplo de como nós estamos nos inserindo mais nesse contexto. Mas ainda precisamos melhorar muito nossa participação na política do país”, ponderou.

A reunião serviu também para construir uma agenda de trabalho do núcleo. Isso será feito por meio de tarefas desenvolvidas dentro do calendário elaborado por cada Diretório Estadual. “O objetivo principal é ampliar e qualificar a participação feminina nas próximas eleições”, explicou Kátia.

Ela destacou ainda que, durante a capacitação, foi enfatizado o compromisso de se cumprir a lei 12.034/2009, que prevê a obrigatoriedade de as listas eleitorais terem de 30% (mínimo) a 70% (máximo) de candidaturas de cada sexo.

O encontro teve a participação da gerente nacional do Ensino à Distância da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), Elisiane da Silva. A representante fez uma breve apresentação do curso preparatório para pré-candidatos oferecido pela FUG, com uma aula adicional sobre gênero para as mulheres candidatas ou não. Vale ressaltar que esta aula poderá ser feita pelos candidatos homens ou qualquer pessoa que queira fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas