quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PMDB MULHER PARTICIPA DE ENCONTRO DO FÖRUM NACIONAL


PMDB Mulher participa de encontro de Fórum Nacional

Paulo Marcial e Roberta Ramos (FUG/PMDB)

17 de Fevereiro de 2011 • 18h00

Brasília (DF) - O primeiro encontro do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos com a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Iriny Lopes, aconteceu nesta quarta-feira (16), no hotel San Marco, em Brasília, com a presença de deputadas, senadoras e dirigentes partidárias que fazem parte do Fórum.

A ministra apresentou a nova equipe da SPM e falou sobre as prioridades da Secretaria, além de pedir a ativa participação das parlamentares para os desdobramentos das ações para as mulheres.

“Queremos ampliar o poder feminino e participar ativamente das discussões sobre a Reforma Política, não podemos mais aceitar que as mulheres sejam tratadas e relegadas a segundo plano”, afirmou a ministra Iriny Lopes.

Os pontos destacados pela SPM serão:
• Inclusão das demandas das mulheres no Plano Plurianual (PPA) e a busca para que sejam mulheres as relatoras;
• Aprovação da PEC 515/2010, que prevê aumento para 180 dias da licença materninade;
• PEC das trabalhadoras domésticas;
• A grande importância da participação das parlamentares a fim de reconhecer a constitucionalidade e a aplicabilidade da Lei Maria da Penha
• Reforma Política para renovar de forma geral e ampliar a participação das mulheres nos parlamentos a partir de 2012;
• Erradicação da miséria e autonomia da mulher com eixo dos trabalhos.

A ministra anunciou que a Conferência Nacional de Política para as Mulheres já está marcada e acontecerá de 12 a 15 de dezembro de 2011. Além disso, destacou que deve ser buscada uma sintonia entre as mulheres nas questões comuns das deputadas e as mulheres dos partidos políticos, que é uma das metas da presidenta Dilma Rousseff.

Para Kátia Lôbo, presidente do PMDB Mulher do Rio de Janeiro, “o trabalho da nova ministra deverá representar um grande avanço, pois ela também é deputada e sabe como chegar à bancada de forma igualitária, por ter mais aproximação e uma linguagem mais política”.

Participaram da reunião representando as mulheres do PMDB as deputadas Fátima Pelaes (AP), Marinha Raupp (RO), Elcione Barbalho (PA), Iris de Araújo (GO), Nilda Gondim (PB), Teresa Surita (RR), além das representantes do PMDB Mulher, Maria Elvira (MG), Regina Perondi (RS) e Kátia Lôbo (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas