quarta-feira, 14 de março de 2012

Carta da Deputada Fátima Pelaes Presidente do PMDB Mulher

Companheiras Peemedebistas,

Nesse mês, com mais força, lembramos de todas as mulheres, que lutam por seus espaços no trabalho, na família e em seu convívio social. Todos os dias presenciamos as conquistas de nossas lutas históricas. Elegemos a primeira presidenta, Dilma Rousseff, a primeira mulher a ocupar a Mesa Diretora da Câmara, deputada Rose de Freitas, tivemos uma mulher a frente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Grace e mais recentemente a ministra Carmem Lúcia assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Tudo isso é fruto de muita luta da sociedade civil, dos movimentos organizados, nos partidos políticos. O nosso PMDB tem orgulho de participar ativamente de todas essas vitórias. Somos o partido com maior número de filiadas, mais de um milhão de peemedebistas (1.025.337). Elegemos 108 prefeitas, 136 vice-prefeitas, 1.115 vereadoras e 17 deputadas estaduais, além de 7 deputadas federais e uma senadora.

Mas no ano em que comemoramos 80 anos do direito ao voto feminino, não temos só a comemorar. Mesmo representando 52% do eleitorado, ainda temos uma baixíssima representação do parlamento e nos cargos de liderança das empresas e órgãos públicos federais. Mesmo com escolaridade maior que os homens, ainda ganhamos cerca de 30% a menos que eles e ocupamos menos de 10% do Congresso.

Para mudar essa realidade, vamos fazer a diferença. A Fundação Ulysses Guimarães anunciou a inclusão da questão de gênero no curso de Formação Política já para as próximas eleições. Vamos trabalhar arduamente para conseguir cumprir a Lei Eleitoral que prevê a candidatura de 30% das vagas às mulheres e condições para que possam disputar.

Outra luta será a aprovação do Projeto Lei 3352/2012, de minha autoria, que irá disciplinar os gastos dos partidos políticos referentes às políticas de inclusão das mulheres. Na prática, essa lei prevê que seja criada uma conta específica para os núcleos de mulheres nos partidos para que nós possamos decidir sobre os gastos e gerir esse recurso. Tenho certeza que essa iniciativa vai fortalecer a política de inclusão das mulheres nos espaços de poder.

Felicidades a todas pela passagem do Dia Internacional da Mulher!

Abraço fraterno,

Deputada Fátima Pelaes
Presidente do PMDB Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas