quinta-feira, 14 de junho de 2012

News Maio PMDB-RJ


Abuso sexual é tema de debate entre pré-candidatas peemedebistas


Abuso sexual foi o tema da quinta reunião para pré-candidatas realizada pelo PMDB Mulher nesta quarta feira, 30 de maio, na sede do partido. Presidente estadual do núcleo, Kátia Lôbo apresentou o assunto como proposta de debate, aproveitando para reabrir as discussões sobre aborto. Kátia deu sua opinião sobre o tema. “Eu acho que as mulheres devem ter o livre arbítrio de escolher se querem ter filhos fruto de um estupro, por exemplo. Mas deixo claro que não sou a favor da legalização, porque se acontecer vai ser banalizada e não é o que queremos”, disse.

Kátia ressaltou que uma das propostas do PMDB Mulher resultada do Congresso Nacional da Juventude do partido foi criar creches dentro das instituições de ensino, porque, segundo ela, as jovens abortam porque não têm onde deixar seus filhos para estudar. “Se a ideia das creches se concretizasse, o número de abortos diminuiria”, acredita.

A presidente do PMDB Mulher explicou ainda que as pré-candidatas precisam debater assuntos como aborto e abuso sexual, porque são temas presentes no cotidiano de muitas adolescentes. “Às vezes o abuso acontece dentro de nossas casas e nós não o enxergamos”, disse ela, citando o caso da apresentadora Xuxa, que relatou recentemente em depoimento ao Fantástico, da rede Globo, ter sofrido abuso na infância.

Kátia finalizou a reunião com apresentação do filme ‘Preciosa’,  longa-metragem que concorreu ao Oscar em 2010 em seis categorias, ganhando duas estatuetas por melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante. O filme é baseado em fatos reais, discute o preconceito e o abuso sexual sofrido por uma adolescente obesa e analfabeta, que além de vítima de bullying na escola, engravida duas vezes por estupro praticado seu próprio pai. Sua mãe a culpa pelo estupro e a espanca diariamente.

JPMDB e PMDB Mulher formam executivas em Búzios



A Juventude do PMDB e o PMDB Mulher formaram suas diretorias executivas em Búzios, na região dos Lagos, no último sábado (26/05). Os núcleos fizeram a cerimônia de posse no mesmo evento, que aconteceu na sede do partido no município. A presidente estadual do PMDB Mulher, Kátia Lobo, falou da sua felicidade em poder instalar o núcleo Mulher do partido pela primeira vez na história do município. Já Marco Antônio Cabral, presidente nacional da JPMDB, afirmou que é muito importante a Juventude mostrar sua força neste ano. “Temos que levar nossos candidatos jovens à vitória nas disputas municipais, essa é a meta da JPMDB para este ano”, afirmou.

Kátia falou do trabalho e da persistência do PMDB Mulher em conseguir sensibilizar durante anos a liderança local para a instalação do núcleo. Segundo ela, a deputada federal Maria Elvira Sales, que é cidadã Buziana, já havia tentado diversas vezes e nunca tinha conseguido formar uma executiva do PMDB Mulher no município. Depois de tanto trabalho, Kátia agradeceu ao vice-prefeito Alexandre Martins por ter conseguido. “O PMDB Mulher e a Juventude estão trabalhando juntos pela ampliação dos quadros do nosso partido”, pontuou. Para Kátia, a sensibilidade de Marco Antônio tem sido fundamental para o avanço da Juventude e a união dos núcleos do PMDB.

Marco Antônio reafirmou o papel da juventude nas eleições de 2012. Falou também dos pré-candidatos a vereador que a Juventude lançará em todo o estado. “É fundamental a juventude estar organizada no município, para contribuir com os candidatos a prefeitos e ampliar os espaços dos jovens no partido”, afirmou. Estiveram presentes no evento ainda o vice-prefeito, Alexandre Martins; o presidente do partido no município de Cabo Frio, Bernardo Ariston; a secretária nacional de Comunicação da JPMDB, Jéssica Ohanna; a secretária nacional de Políticas Públicas de Juventude da JPMDB, Karol Mendes, e a presidente da JPMDB de Cabo de Frio, Paula Lobo.

PMDB Mulher apresenta Planejamento Estratégico Nacional às pré-candidatas



Na última quarta feira, 02 de maio, o PMDB Mulher fez uma reunião para apresentar o planejamento estratégico nacional às pré-candidatas do partido. A presidente estadual do PMDB Mulher, Kátia Lobo, esteve à frente do encontro e explicou a importância da capacitação das mulheres e do trabalho de “multiplicadora”. “O Plano Nacional do PMDB Mulher é muito importante para o direcionamento de nossas militantes, pois elas precisam agir conforme as bandeiras do partido. Já as multiplicadoras são militantes que auxiliam as pré-candidatas na campanha”, destacou ela.

Kátia falou também que as pré-candidatas precisam preencher a ficha de cadastro e o requerimento de candidatura, que é enviado por e-mail, até o dia 6 de junho. “É muito importante que todas estejam regularizadas, não podemos deixar que nenhuma pré-candidata concorra se não constar todos os dados e documentação em dia, porque pode gerar problemas futuros”, disse.

A presidente estadual ainda falou sobre as “multiplicadoras”. Segundo ela, o nome foi dado para as militantes mais antigas que fazem uma oficina de capacitação das pré-candidatas. O processo é feito para acompanhar as disputas femininas eleitorais do PMDB. Kátia mencionou ainda a importância do curso preparatório para candidatos da Fundação Ulysses Guimarães. Ela ressaltou que não é permitido se candidatar pelo PMDB se não tiver concluído o curso.

A apresentação do plano estratégico nacional às pré-candidatas, que foi aprovado em Brasília no último dia 12 de abril, foi apresentado como forma de guiar as pré-candidatas peemedebistas nacionalmente, unificando a bandeira. O plano é composto por direcionamentos sobre Direito a Saúde, Empoderamento Politico, Como Enfrentar a Violência contra à Mulher e Mercado de Trabalho.

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas