segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CHUVA NÃO IMPEDE CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA





PMDB Mulher leva voluntárias às ruas para chamar atenção da sociedade para a prevenção.

Mesmo com chuva a campanha Entre de Peito nessa Luta, do PMDB Mulher, aconteceu em vários pontos do estado e bairros da capital no sábado passado, 15 de outubro. Vestidas com a camisa da campanha e munidas de panfletos, laços rosa, faixas, adesivos de carro e praguinhas, as militantes do partido atuaram contra o crescimento acelerado de casos de câncer, informando mulheres e homens sobre a importância da mamografia e dos exames preventivos. Ao todo, a campanha envolveu cerca de 300 mulheres voluntárias e conquistou às ruas numa grande ação de cidadania, em favor da vida.

Somente em Ricardo de Albuquerque, Mariópolis e Anchieta 80 pessoas participaram de uma caminhada de 30 minutos em direção à Praça Granito, em Anchieta, onde foi servido um café da manhã. No percurso, as mulheres distribuíram os kits da campanha e falaram sobre a melhor forma de detecção do câncer: a mamografia.

O deputado estadual Rafael Picciani (PMDB) e o vereador da região, Professor Uóston também participaram da ação que aconteceu ao longo de toda a manhã. “É muito importante envolver as pessoas nessa luta, que não é só do PMDB, é de todos. Essa é a única forma de conseguirmos chamar atenção para um problema tão grave”, disse o deputado, lembrando que recentemente o governador Sérgio Cabral transformou em lei um projeto dele e do deputado Bernardo Rossi de combate ao HPV, doença sexualmente transmissível que causa o câncer de colo de útero.

Na Quinta da Boa Vista os visitantes se entusiasmaram com a campanha. A voluntária Regina Martinho, diretora do projeto Mangueira do Amanhã, da comunidade da Mangueira, contou que as pessoas só costumam agir ao saber de casos de morte, quando deveriam se prevenir bem antes. Para ela, ações como a do PMDB Mulher, ajudam a enfatizar a importância da prevenção. “Minha melhor amiga faleceu porque não tinha informações suficientes sobre o câncer de mama”, contou a garçonete Maria Aparecida Silvério, que trabalha num dos quiosques da Quinta. Carmesita Simonns, que liderou a campanha no local, fez questão de falar sobre a doença e dar dicas de como preveni-la.

Em Petrópolis o ponto alto da campanha foi a apresentação do coral das Princesas Cantoras de Petrópolis na escadaria da Câmara de Vereadores. As luzes da Casa Legislativa ficaram cor de rosa. A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), levaram mulheres que superaram a doença como a menina Mariana, símbolo da campanha contra o câncer na cidade. Ela faz parte do coral das cantoras de Petrópolis e se trata de câncer nos ossos.

A campanha contra o câncer de mama é uma iniciativa dos núcleos do PMDB Mulher e aconteceu em Outubro por ser o mês da mobilização mundial contra a doença. “Escolhemos este tema porque os casos de câncer de mama têm aumentado, somente na capital existem 4 mil casos da doença”, disse ela, que participou da campanha em Ricardo de Albuquerque, Niterói, São Gonçalo e em Petrópolis. Kátia disse que a campanha do partido contra o câncer continuará até o fim deste mês em ações internas em todas as cidades do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas