terça-feira, 4 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA, MÊS DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE MAMA.

Prefeitura do Rio de Janeiro e Philips realizam parceria para detecção precoce do câncer de mama

Iniciativa em função do Outubro Rosa, campanha pretende realizar dois mil exames de mamografia em unidade móvel.

Rio de Janeiro (RJ), Brasil A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMSDC, a Philips e o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), anunciam hoje parceria para a realização de exames de mamografia na cidade durante todo o mês de outubro. A iniciativa se refere ao mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama. A expectativa é realizar cerca de dois mil exames no caminhão do CIES e a Philips será responsável por toda estrutura e atendimento da unidade móvel, fornecendo material educativo e de conscientização. O atendimento será feito com hora marcada a pacientes com exames já solicitados que ganharão mais agilidade para o diagnóstico com a iniciativa.

Os exames serão realizados durante 20 dias, de 6 a 26 de outubro, das segundas-feiras aos sábados, das 7h às 17h em uma unidade móvel de saúde disponibilizada pela Philips para atender pacientes da rede municipal e que percorrerá três comunidades: Complexo do Alemão, Bangu e Santa Cruz. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), garantirá o encaminhamento para o tratamento pelo SUS de todas as pacientes que forem diagnosticadas com a doença. Iniciativas como essa são importantes para garantir a saúde das cariocas e estão dentro da nossa política de saúde que prioriza a promoção e a prevenção, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

A unidade móvel, que realizará as mamografias, é a maior carreta da saúde do mundo e pertence ao Projeto CIES, que completou três anos de atuação em junho de 2011, levando atendimento em 10 especialidades diferentes para a população carente do país. Com 15 metros de comprimento, possui sistema que permite a abertura das laterais, ocupando uma área de aproximadamente 100m². O centro médico móvel foi criado pelo Dr. Roberto Kikawa, idealizador do Projeto CIES e vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2010. Este ano já atendemos no Morro do Alemão e com a grande demanda de pessoas necessitando de atendimento médico, percebemos a importância de retornar. Com a Phillips, tivemos oportunidade de estar novamente no Rio de Janeiro e estender a nossa ação para outras comunidades, participando também do Outubro Rosa. Certamente será um sucesso, declara Kikawa.

Para a campanha da Philips em sensibilização ao Outubro Rosa, a carreta foi completamente adaptada para as mamografias e para os cuidados com a saúde da mulher, com dois equipamentos de mamografia Philips e um equipamento de ultrassonografia, que realizará os estudos complementares de mamas e punções nas pacientes que tiverem indicação após a realização dos exames.

A Philips tem tradição em oferecer iniciativas de grande relevância para as comunidades em todos os países em que atua. Escolhemos o caminhão do CIES para esse projeto por acreditar que é nosso dever ajudar no aumento de acesso à saúde no país. Estamos realizando uma campanha em comemoração ao Outubro Rosa pelo segundo ano consecutivo no Brasil, com a oferta de exames de mamografia gratuitos, o que reflete no nosso compromisso com a promoção da saúde da mulher. Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e a visita regular ao médico para manter o controle sobre a doença, comenta Victor Rocha, vice-presidente de Healthcare da Philips para América Latina.

Roteiro da carreta da saúde: 06 a 08/10 Complexo do Alemão Clínica da Família Zilda Arns (Estrada do Itararé, 951).10 a 15/10 Santa Cruz Policlínica Lincoln de Freitas Filho (Avenida Álvaro Alberto, 601).17 a 26/10 Bangu Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (Av. Ribeiro Dantas, 571).

Iluminação ajudará a mobilizar a sociedade-A Philips promoverá ainda uma iluminação especial nos monumentos e espaços para estimular a reflexão sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Serão iluminados de cor-de-rosa importantes monumentos por todo o país, como a Catedral de São Sebastião (RJ), o Teleférico do Complexo do Alemão (RJ), que é administrado pela Supervia, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas