segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PALESTRA CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Mestre em ginecologia e diretor do Instituto de Mastologia da Universidade Federal do Rio de janeiro (Ufrj), Jacir Balen, participou no início da noite de ontem (quinta-feira, 13 de outubro), da abertura da campanha Entre de Peito nessa Luta contra o câncer de mama.
O evento, organizado pelos núcleos do PMDB Mulher em todo o estado, aconteceu no auditório da sede do partido, no Centro do Rio, e reuniu cerca de 30 coordenadoras da campanha. Elas e outras voluntárias, um total de 1000 mulheres, estarão nas ruas – em vários pontos de suas respectivas cidades – amanhã, 15 de outubro, num trabalho de conscientização sobre a doença.

Além de assistirem a palestra com o especialista sobre todas as etapas do câncer de mama, elas receberam os kits com camisetas, bolsas, panfletos, adesivos de carro, praguinhas adesivas e faixas sobre a campanha, que pretende não só chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção, mas dos governos – do PMDB ou não – para que a infraestrutura para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento da doença seja ampliado. O material será distribuído pelas voluntárias em 14 cidades do estado, inclusive em vários bairros da Capital e comunidades, numa grande ação de cidadania e prevenção.

“O câncer de mama está avançando rapidamente, o número de casos não para de crescer, por isso resolvemos mudar o foco esse ano, da violência doméstica para o câncer de mama”, explicou Kátia Lôbo, presidente do PMDB Mulher estadual. Durante o encontro, Kátia falou sobre a Lei 6.060/11 de combate ao Human Papiloma Vírus (HPV), doença responsável pela maioria dos casos de câncer de colo de útero, sancionada recentemente pelo governador Sérgio Cabral. Ela lembrou que a proposta, dos jovens deputados peemedebistas Rafael Picciani e Bernardo Rossi, foi elaborada a partir de uma sugestão do PMDB Mulher. “ Isso é prova de que se nos organizarmos e lutarmos pelo que desejamos, temos mais chance de alcançar vitórias como essa”, exemplificou.

No Brasil, o número de casos de câncer de mama aumentou 45% em dez anos – saltou de 8.104 casos em 1999 para 11.813 em 2008. Segundo o especialista em mastologia, Jacir Balen, esse acréscimo se deve basicamente a uma escassez de profissionais capacitados para tratar a doença e à falta de diagnósticos precisos. “Ter o câncer de mama não significa a morte, mas se retardarmos diagnósticos em seis meses, por exemplo, poderíamos evitar biópsias desnecessárias”, afirmou ele, destacando a importância das palestras e divulgação sobre o tema. Para ele, a ampliação no número de mamógrafos e a capacitação de mastologistas – ações, segundo ele, já anunciadas pela presidente Dilma Rousseff como prioritárias no tratamento do câncer de mama – ajudariam o País a reduzir significativamente o número de casos. “O exame fundamental ainda é a mamografia”, explicou o médico, respondendo às perguntas das participantes da palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas