quinta-feira, 12 de agosto de 2010

NOVOS PROJETOS DE LEI PARA AS BRASILEIRAS




Alguns deputados aproveitaram o esforço concentrado de votação nas férias para apresentar mais algumas medidas legislativas em prol das mulheres brasileiras e nós fomos lá conferir!
Nesta sétima edição, abordaremos projetos que estabelecem licença-gestante de 180 dias para médicas residentes; folga anual para exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero; e parabenizamos as Cozinheiras da Cooperativa Arteculinária Popular de Fortaleza.
Escolha qual destes PLs interessa mais a você votando na nossa enquete no Twitter.
O projeto vencedor será tema de um post com mais detalhes e informações para você.

Folga anual para exames de prevenção ao câncerO deputado Francisco Rossi (PMDB-SP) apresentou projeto de lei para que seja concedida folga anual para realização de exames de controle do câncer de mama e do colo de útero pelas trabalhadoras domésticas e de empresas privadas.

Caso a proposta seja aprovada no Congresso Nacional, a partir dos 30 anos, idade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as mulheres terão direito à folga para os exames.

A estimativa é que, só em 2010, esses dois tipos de câncer, levem à morte mais de 68,7 mil mulheres.
“É inadmissível que nos dias atuais, seja por desinformação ou falta de diagnóstico precoce, tantas vidas sejam ceifadas, razão pela qual se torna de fundamental importância a criação de mecanismos de conscientização sobre os fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de mama e do colo do útero”, afirma o peemedebista.
Licença para médicas residentesAssegurar às médicas residentes o direito a licença-gestante de 180 dias. A proposta legislativa, apresentada pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), visa conceder para as médicas residentes, um direito que já foi conquistado para trabalhadoras de várias empresas e da administração pública, em 2008, com a aprovação da extensão da licença-maternidade de 120 para 180 dias.
“É um paradoxo que profissionais de saúde, com grande preparo, que orientam as futuras mães e, neste caso, estão impedidas de terem para si a proteção que todas as demais gestantes já tem”, justifica Chinaglia.
Parabéns Cooperativa Arteculinária!
O deputado Eudes Xavier (PT-CE) encaminhou requerimento pedindo que seja registrado um voto de congratulações, no Congresso Nacional, pelo excelente trabalho desenvolvido pelas “Cozinheiras da Cooperativa Arteculinária Popular de Fortaleza”.
O blog Mulheres com Dilma aproveita a oportunidade e também parabeniza essas 50 guerreiras que compõem a cooperativa e realizam um excelente projeto, no bairro Parquelândia, mas que abrange toda a capital cearense.
Colunas anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas