quinta-feira, 22 de outubro de 2009

COMISSÃO DO SENADO APROVA CRIAÇÃO DE CADASTRO NACIONAL DE DESAPARECIDOS





Brasília (21/10/20009)

- O Senado deu um importante passo para ajudar no combate ao desaparecimento de jovens e crianças no Brasil.
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira o PLC nº 60/2009, que propõe a criação do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.
Para virar lei, a proposta terá de ser apreciada ainda pela Comissão de Direitos Humanos, onde deverá ser votada semana que vem, e depois no Plenário.

A autora do PL nº 1842 de 2007 na Câmara, deputada Bel Mesquita (PA), acompanhou a sessão no Senado e comemorou a aprovação do projeto.
“Essa vitória não é minha. Esse projeto representa o anseio de todos aqueles que estão passando ou passaram pela situação de ter um filho ou um parente desaparecido”, vibra Bel Mesquita.
O Cadastro Nacional conterá as características físicas e os dados pessoais dos casos registrados em órgão de segurança pública federal ou estadual.
A base de dados será mantida com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e a União firmará convênio com os governos estaduais para definir a forma de acesso às informações e o processo de atualização e validação dos dados.

Durante a sessão, o relator Lobão Filho (MA) retirou a emenda que obrigava as emissoras públicas de rádio e televisão a veicular as informações do cadastro durante cinco minutos diários. Dessa forma, Lobão impediu que o projeto voltasse à Câmara para ser submetido a outra votação.
"As emissoras públicas já divulgam dados sobre crianças e adolescentes desaparecidos de maneira sistemática", lembra o relator.

A pressa para aprovar o projeto, segundo Bel Mesquita, é para tentar incluir o Cadastro Nacional no Orçamento 2010.
“Esse cadastro vai dar a todo o País e também internacionalmente a chance dessas crianças serem encontradas com mais facilidade, mas, para isso, terá de dispor de orçamento.
O projeto tem de ser aprovado logo para que os recursos sejam alocados ainda em 2009 para que o sistema comece a funcionar no ano que vem”, revela Bel.

Evelyn Oltramari (ACS/Dep. Bel Mesquita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas