quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PADILHA SAÚDA AS CONQUISTAS DEMOCRÁTICAS DE ULYSSES GUIMARÃES



Brasília (08/10/2009)




- O presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, deputado Eliseu Padilha (RS), fez uma menção honrosa e saudosa à memória de Ulysses Guimarães, nesta semana dedicada aos 21 anos da Constituinte e ao aniversário de nascimento e morte (06/10/1916 a 12/10/1992) do companheiro de lutas peemedebistas.

“Sempre é tempo para homenagear aquele que deu sua singular sabedoria e cultura para o aperfeiçoamento das instituições políticas do nosso País”, afirmou Padilha.

O deputado recordou ainda que o PMDB, assim como o Brasil, mais do que nunca, tem recorrido à ausência de “nosso permanente guia para dar novos rumos ao processo político nacional”.

Quem foi Ulysses
– Formado em advocacia pela Universidade de São Paulo, em 1940, sempre lutou pela democracia, por um País melhor e mais igualitário.

Elegeu-se deputado estadual em São Paulo pelo Partido Social Democrático (PSD), em 1947.

Três anos depois foi eleito deputado federal, permanecendo no cargo durante 11 mandatos consecutivos.

Foi presidente do MDB e do PMDB durante vários anos. Em 1984, comandou a campanha pelas Diretas-Já. Em 1987, comandou a Assembléia Constituinte e, em 1988, apresentou ao País a Constituição Cidadã, assegurando avanços sociais importantes, bem como maior desenvolvimento e democracia ao Brasil.

Candidato à Presidência em 1989, não obteve sucesso, mas marcou a história do País.

Ulysses Guimarães morreu em Angra dos Reis / RJ, em 12 de Outubro de 1992.
"...Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Sejamos fiéis ao evangelho de Santo Agostinho: ódio ao pecado, amor ao pecador. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida..." (Ulysses Guimarães, 04/03/1985)


Thatiana Souza (ACS/Dep. Eliseu Padilha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas