Brasília (08/10/2009)
- O presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, deputado Eliseu Padilha (RS), fez uma menção honrosa e saudosa à memória de Ulysses Guimarães, nesta semana dedicada aos 21 anos da Constituinte e ao aniversário de nascimento e morte (06/10/1916 a 12/10/1992) do companheiro de lutas peemedebistas.
“Sempre é tempo para homenagear aquele que deu sua singular sabedoria e cultura para o aperfeiçoamento das instituições políticas do nosso País”, afirmou Padilha.
O deputado recordou ainda que o PMDB, assim como o Brasil, mais do que nunca, tem recorrido à ausência de “nosso permanente guia para dar novos rumos ao processo político nacional”.
Quem foi Ulysses
– Formado em advocacia pela Universidade de São Paulo, em 1940, sempre lutou pela democracia, por um País melhor e mais igualitário.
Elegeu-se deputado estadual em São Paulo pelo Partido Social Democrático (PSD), em 1947.
Três anos depois foi eleito deputado federal, permanecendo no cargo durante 11 mandatos consecutivos.
Foi presidente do MDB e do PMDB durante vários anos. Em 1984, comandou a campanha pelas Diretas-Já. Em 1987, comandou a Assembléia Constituinte e, em 1988, apresentou ao País a Constituição Cidadã, assegurando avanços sociais importantes, bem como maior desenvolvimento e democracia ao Brasil.
Candidato à Presidência em 1989, não obteve sucesso, mas marcou a história do País.
Ulysses Guimarães morreu em Angra dos Reis / RJ, em 12 de Outubro de 1992.
"...Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Sejamos fiéis ao evangelho de Santo Agostinho: ódio ao pecado, amor ao pecador. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida..." (Ulysses Guimarães, 04/03/1985)
Thatiana Souza (ACS/Dep. Eliseu Padilha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário