segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A MAIORIA NO PMDB QUER CANDIDATURA PRÓPRIA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA





*Iris de Araújo


Uma enquete que está sendo realizada pelo site do PMDB nacional expressa o que há muito é o sentimento da militância do partido em todo o país: a maioria quer o lançamento de candidatura própria à Presidência da República nas eleições de 2010.

De acordo com as opções apresentadas pela enquete, até o momento, 53,18% votaram a favor do item “ter candidatura própria”.

Apoiar candidatura do PT tem 22,66%; apoiar candidatura do PSDB fica com apenas 16,23%; e, por fim, liberar as bases para apoiar a quem quiserem tem 7,93%.

Mesmo que não seja uma amostragem científica, a enquete serve, sim, de referencial por comprovar um sentimento latente no interior do partido há muito tempo: a constatação de que, como a maior legenda do Brasil, o PMDB não pode se furtar ao compromisso de apresentar um nome próprio para a disputa, tendo por base a história e os compromissos que todos assumimos na defesa dos interesses maiores da população.

Somos um partido que possui forte estrutura na maioria dos 5.564 municípios brasileiros e nos 26 estados e Distrito Federal. São 27 diretórios estaduais.4.671 diretórios municipais.

Oito governadores, cinco vice-governadores, cinco ministros. O PMDB tem uma base parlamentar extraordinária com 19 senadores, 93 deputados federais e 170 deputados estaduais. São, ainda, 530 delegados à Convenção Nacional e 24 Juventudes estaduais.

Nas eleições municipais deste ano, o PMDB fez o maior número de vereadores pelo País, um total de 8.308. Além disso, conquistou o maior número de executivos municipais, com 1.308 prefeitos.

Desta forma, o PMDB é uma agremiação aguerrida e profundamente identificada com os anseios do povo brasileiro. Tem um compromisso com mudanças efetivas no País e deve aprofundar o debate a respeito do lançamento de candidatura própria à Presidência, no sentido de construir um projeto de desenvolvimento nacional consistente e tendo por base a ampla participação de todos de modo a apontar caminhos e soluções para os dilemas nacionais.

Nossas ações devem ser redobradas para dar continuidade à luta pelas grandes bandeiras nacionais, a começar pela defesa da mais veemente ética na política.Temos o compromisso de fazer com que o Brasil se fortaleça ainda mais depois de enfrentar os desafios da crise financeira global. A meta, naturalmente, é o crescimento autosustentado e consistente, a defesa dos interesses dos trabalhadores brasileiros contra o desemprego e garantia de salários dignos.

Outras bandeiras fundamentais são a batalha incessante pela educação de qualidade, pelo atendimento digno na rede pública de saúde e pela evolução dos programas sociais para uma política avançada, que garanta a criação de oportunidades de trabalho para todos os brasileiros e a mais ampla cidadania.

Queremos, sobretudo, um novo pacto federativo com a real descentralização de recursos e de atribuições do nível federal para os estados e municípios.Como a maior legenda do Brasil com 15 milhões de simpatizantes, 2,99 milhões de filiados, o PMDB precisa oferecer um candidato ao País, tendo por base o conjunto das propostas e das idéias que fundamentam a trajetória de um partido único, que se constituiu como a grande frente contra a ditadura militar e que se mantém até hoje como o extraordinário espaço da diversidade e da democracia.

*Iris de Araújo é deputada federal e presidente nacional do PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas