quinta-feira, 8 de outubro de 2009

"DEMOCRACIA E GÊNERO NO LEGISLATIVO MUNICIPAL"



Curso inédito oferece a vereadores do Rio de Janeiro novas visões sobre igualdade de gênero na política.

Curso “Democracia e Gênero no Legislativo Municipal” integra o projeto “Mulheres e Política: Advocacy e Gênero em nível municipal no estado do Rio de Janeiro”.
Inscrições para as duas últimas turmas do curso já estão abertas e podem ser feitas no site www.ead.ibam.org.br/moodle

Rio de Janeiro (Brasil)
- Formar vereadoras, vereadores e assessores/as parlamentares do estado do Rio de Janeiro para a gestão legislativa em favor dos direitos das mulheres.
Esse é o objetivo do curso on line “Democracia e Gênero no Legislativo Municipal”.
Iniciativa inédita desenvolvida pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), com financiamento do UNDEF (Fundo das Nações Unidas para a Democracia) e do UNIFEM Brasil e Cone Sul, o curso é gratuito e aplicado em plataforma digital de ensino à distância.

Além de oferecer novos conhecimentos exclusivamente para os profissionais que atuam nas Câmaras Municipais, a capacitação visa acompanhar as iniciativas colocadas em prática pelos legislativos municipais para redução das desigualdades sociais.

Curso registra maior participação dos municípios do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Maricá, Areal, Duque de Caxias e PorciúnculaFoto: Divulgação IBAM

As inscrições para as duas últimas turmas do curso já estão abertas e podem ser feitas no site www.ead.ibam.org.br/moodle.
A grade de conteúdos do curso traz exemplos e possibilidades de atuação do poder legislativo municipal para a promoção de políticas públicas, a inserção da perspectiva de gênero em orçamentos municipais e o fortalecimento da democracia através da participação política das mulheres.

“O grande diferencial do curso é ser oferecido via internet, possibilitando que o vereador ou o assessor organize sua participação a partir do tempo disponível, pois não há horário fixo para as aulas. Outro ponto importante é que a dedicação semanal é de apenas quatro horas”, comenta a coordenadora do curso, Delaine Costa.
A iniciativa faz do projeto “Mulheres e Política: Advocacy e Gênero em nível municipal no estado do Rio de Janeiro”, uma das estratégias locais para reverter o quadro de baixa participação das mulheres fluminenses na política.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Estado do Rio de Janeiro tem a menor representação de mulheres nas Câmaras Municipais: 9,13% enquanto a média nacional é 12%.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas