quarta-feira, 1 de julho de 2009

MULHERES COM HIV PREPARAM CAPACITAÇÃO NACIONAL

Mulheres vivendo com HIV preparam capacitação nacional

O começo dessa semana foi marcado por mais um passo a favor das mulheres vivendo com HIV/aids. Representantes do Movimento Nacional Cidadãs Posithivas (MNCP), UNIFEM, UNAIDS, Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e do Fundo de População das Nações Unidas se reuniram com o intuito de traçar as diretrizes para uma capacitação nacional que acontece de 27 a 31 de julho.

A luta das mulheres vivendo com HIV/aids pelo reconhecimento de seus direitos tem se fortalecido no Brasil. A capacitação, que acontece entre os dias 27 e 31 de julho, é uma prova disso. O encontro, idealizado em 2008 durante o Encontro Nacional de Mulheres com HIV, deve reunir 40 mulheres representando todas as regiões do país. “O objetivo é que as líderes saíam com planos para atuação local”, explica uma das fundadoras do MNCP, Nair Brito.

A reunião dessa semana foi o pontapé inicial para a construção da agenda do encontro no próximo mês. “Conseguimos avançar na definição dos temas e no fortalecimento de parcerias”, conta Nair.

Movimento Nacional Cidadãs Posithivas

Há quase dez anos, o MNCP luta pelos direitos das mulheres vivendo com HIV/aids no Brasil. O movimento, que começou em 2000 com nove participantes, ganhou força em 2002, durante uma capacitação nacional com representantes de vários estados. Em 2004 o projeto se tornou, oficialmente, o Movimento Nacional Cidadãs Posithivas.

Entre os principais objetivos do movimento estão o trabalho de prevenção à infecção pelo HIV entre mulheres, buscando o controle da epidemia no Brasil, e o empoderamento das mulheres vivendo com HIV/aids para a garantia de seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas