domingo, 26 de julho de 2009

25 MULHERES NEGRAS FORAM HOMENAGEADAS PELO PMDB MULHER - RJ


Mulheres Negras de vários segmentos da Sociedade e de nosso Estado foram homenageadas pelo PMDB Mulher - RJ, por conta da comemoração do 25 de Julho - Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. O evento contou com a presença da Presidente Nacional do PMDB a Deputada Federal Íris de Araújo (GO), o Vice-presidente Nacional do PMDB Afro Srº Saul Dorval (PA), o Presidente da COJIRA (Comissáo de Jornalistas pela Igualdade Racial) Sr. Valmiro Nunes (RJ), a Presidente do PMDB Mulher e Primeira Dama da Cidade de São Pedro D'Aldeia, Srª Leni Santos, a Presidente do PMDB Mulher do Município de Cabo Frio, Srª Lenice Espécie, a Presidente do PMDB Mulher do Município do Rio de Janeiro, Srª Luciana Rosa, a representante da Presidente do PMDB Mulher de Macaé (Drª Vânia Deveza), Srª Creuza Castro e diversas outras autoridades que se fizeram presentes.


A seguir a relação das homenageadas e um breve perfil de cada uma.

- ANA GOMES - Atua há 30 anos na área de educação, sendo 25 na Prefeitura do Rio de Janeiro onde hoje atua como Coordenadora Pedagógica em um Escola na Cidade de Deus. Premiada três vezes em 2005 e 2006 pela Multi -Rio devido a trabalhos ligados a áudio-visual (animações) direcionadas à Educação Especial e ao Ensino Fundamental. Documentarista formada na escola de cinema popular da Central Única das Favelas (CUFA), realizou em 2006 o documentário "Minha Cara, Bela Cara, Cara Preta de Mulher" e em 2008 participou da concepção e direção do conjunto de mini-curtas (spots) denominados "Eu Assumo Essa Luta" voltados para temas relacionados às Mulheres Negras.

- ALUCIMAR GOMES - Líder Comunitária, mulher guerreira que luta pelo seus ideais e da sua comunidade, uma mulher sofrida que não deixa seus sonhos de lado, é uma verdadeira mulher brasileira.

- ANGELA MARIA - Professora, militante, ativista política, mulher de fibra e idealista, batalha para que nós mulheres tenhamos nosso lugar ao sol.

- BÁRBARA MAIA - Presidente da Associação de Mulheres com Doença Falciforme do Estado do Rio de Janeiro, a primeira Associação de Gênero, que reporta esta Patologia em nosso País. Infelizmente o seu diagnóstico ainda é precoce em certas regiões do Brasil. Hoje a AMDF-RJ, está incerida no Conselho Distrital de Saúde da AP:3.III/RJ e no Comitê da Saúde da População Negra do Município do Rio de Janeiro.

- CARLA LOPES - Mestranda em Educação pela UERJ, Professora de História, PROPED - profissional de referência do Arquivo Nacional, Coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Professor Souza da Silveira, Coordenadora do Programa Reflexões e Debates para a Consciência Negra, Coordenadora do Projeto Guardiões da Memória: a associação da velha guarda da escolas de samba do Rio de Janeiro - primeiro e único registro (livro e DVD) da associação lançado no dia 17 de fevereiro de 2009, produzido por alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Profº Souza da Silveira, com financiamento da Faperj.

- CÉLIA JOSÉ DE SOUZA - Quilombola, primeira agente comunitária na comunidade do Botafogo, bairro que abriga os descendentes do Quilombo Machado Vermelho no município de São Pedro D'Aldeia, presta relevantes serviços à comunidade a 11 anos.

- CIDA ABREU - Dirigente do Partido dos Trabalhadores, eleita Secretária Nacional de Combate ao Racismo, militante do Movimento Social Negro Brasileiro, Fundadora e Coordenandora do Pré-vestibular para Negros e Carentes na Região Noroeste Fluminense, Coordenadora do Projeto Beleza Negra na cidade de Miracema (sua cidade de origem), Assessora Especial da Fundação para a Infância e Adolescência para assuntos raciais.

- CLATIA REGINA - Estudante do 10º período de Direito, Membro do IPAB (Instituto de Pesquisa Afro-Brasileira), FEMN ( Fórum Estadual de Mulheres Negras - RJ), Fiel lutadora pelas políticas de reparação e por ações afirmativas que vão reparar o crime de escravidão contra a humanidade. Comprometida desde o ventre com o enfrentamento a todas as formas de preconceitos e injustiças sociais.

- DENISE MIRANDA - Jornalista, Assesora de Imprensa da Presidência Nacional do PMDB em Brasília.

- ELAINE DA SILVEIRA - Remanescente de Quilombolas, neta de dona Conceição e seu Chiquinho, conhecidos por lutarem bravamente em 1962 pelas terras do bairro Botafogo em Cabo Frio, onde iniciou a admiração de Elaine e o grande desejo de resgatar a dignidade de um povo tão humilhado, carente social, político e economicamente. Tendo acompanhado os pais que continuaram também com essa luta, em meio a essa comunidade ela sobressaiu, persistiu rompendo as dificuldades formando-se em professor de história com o intuito de lutar por uma comunidade respeitada. Hoje, junto com o marido João Luis, os filhos, a sogra dona Elicia e o sogro Srº Celmo, fazem parte da MARCHA DAS MARGARIDAS, movimento que luta pelos direitos das mulheres da zona rural e como certo alcançando vitórias.
"NASCI NUMA FAMÍLIA GUERREIRA, DEUS ACHANDO POUCO ME PRESENTEOU COM OUTRA FAMÍLIA GUERREIRA, QUE TAMBÉM ANSEIA POR UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA."

-FABIANA MIRANDA - Jovem, solteira, determinada e aplicada, passando o período de estágio como integrante do Projeto Jovem Aprendiz, teve sua dedicação e aprendizagem reconhecida com uma Portaria Municipal e a 7 anos se tornou funcionária pública, participando da organização e implntação do Programa Bolsa Família no Município de São Pedro D'Aldeia.

- FÁTIMA GERMANO MALAQUIAS - Líder da Comunidade São José da Pedra em Madureira, Militante do Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro.

- Drª JOICE ARAGÃO - Médica, pediatra, sanitarista formada pela UFRJ. Implantou o primeiro Programa Estadual de Doença Falciforme (DF) - o do Rio de Janeiro. Coordena o Programa Navional de Atenção Integral às Pessoas com DF. Coordena as Ações Internacionais de Cooperação com os Páises da África no âmbito da DF. Drª Joice é funcionária do Ministério da Saúde do Brasil.

- JUSSARA DE JESUS MIRANDA - Professora Estadual, Assistente Social, Diretora do Centro de Atenção Psicossocial José da Oliveira Borges - CAPS, em Bom Jesus de Itabapoana. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, executando vários trabalhos sociais. Organizadora do Movimento de Pesquisa e Cultura Negra de Bom Jesus de Itabapoana, trabalhando as questões etnica-racial e de gêneros com os alunos do ensino médio no curso de sociologia.

-LÉA GARCIA - Atriz, Mulher, Negra, filha de uma modista e um bombeiro hidráulico, aos 16 anos conhece Abdias do Nascimento, que juntamente com Guerreiro Ramos, fundara o Teatro Experimental do Negro (TEN). Sua estréia no teatro foi coa a peça "Rapsódia Negra" de Abdias do Nascimento, no Teatro Recreio, recitando ao poema "Navio Negreiro" de Castro Alves. Atuou simultâneamente no teatro, cinema e televisão. No teatro com a peça "Orfeu da Conceição", conquistou o segundo lugar do Festival de Cannes. Na televisão sua novela de maior sucesso foi "Escrava Isaura", onde interpretou a Rosa, segundo papel feminino da novela e o seu maior sucesso internacional, até hoje. Franca, sensível, politizada, Léa é dona de uma consciência racial que lhe rende frequentes homenagens e elogios. Por suas opiniões e questionamentos, Léa foi escolhida pelos alunos do Guilford College, nos Estados Unidos, como uma das dez mulheres que, durante o século 20, contribuíram para a luta pelos direitos humanos e civis no mundo. Léa Gracia foi a única brasileira escolhida para receber esta homenagem.

MARA RIBEIRO - Professora e "Mulher Negra que morrerei sendo". Servidora da Secretaria de Estado de Educação, Militante e ativista do Movimento de Mulheres Negras do Estado do Rio de Janeiro; Paciente e ativista política da Doença-Falciforme no RJ e no Brasil, Presidente da Organização Não Governamental Herdeiras de Candaces, Secretária Executiva da Associação de Mulheres com Doença Falciforme do Estado do rio de Janeiro, Coordenadora Nacional da Rede de Mulheres com Doença Falciforme, dentre putras representações. E por fim, sou militante partidária do PMDB, na representação dos Núcleos de Gênero (PMDB Mulher) e Raça (PMDB Afrobrasileiro), estou Secretária Geral do PMDB Afro - RJ, Coord. de Raça e Etnia do PMDB Mulher-RJ e Vogal na Comissão Executiva Nacional do PMDB Afro.

-MARIA DAS GRAÇAS - Cronista e Poetisa, suas obras receberam o prêmio Charitas. Ativista Feminista Negra teve seu trabalho reconhecido com uma Moção de Aplausos oferecida pela Câmara Municipal de São Pedro D'Aldeia. No bairro São João, onde mora e é líder comunitária, marcou a história sendo a primeira mulher a ocupar a Presidência da Associação de Moradores. Atualmente é a idealizadora e organizadora do Projeto Chá Solidário, que é realizado bimestralmente e conta com o apoio da Prefeitura, empresários, amigos e moradores do bairro para arrecadar doações e cestas básicas para as famílias carentes da Comunidade onde atua.

-MARIA IZABEL (BELINHA) - 35 anos como Servidora Pública, atuou nos seguintes órgãos: DEGASE; CRIAM -Niterói; Instituto Padre Severino; Fundação Leão XIII; FIA e atualmente é Coordenadora do Pólo Regional da Cidade do Rio de Janeiro.

-MARIA STELA NASCIMENTO - Vinda de uma família humilde, com pouca instrução, nunca desisitiu de estudar, pois sabia que através da educação mudaria seu futuro que a gerações, estava traçado pelo semi-analfabetismo. Trabalhou em diversas áreas, do comércio a publicidade, sempre lutando e conscientizando as mulheres de sua importância na sociedade. É servidora pública das prefeituras de Cabo Frio, atuando no segundo distrito e na SEMED em São Pedro D'Aldeia. Formada em Matemática e Pós-graduada pela UFF em Novas Tecnologias, faz um trabalho social de orientação com mulheres do seu bairro e mães de alunos por onde atua.

- REGINA AUXILIADORA - Professora, casada, engajada na luta pela mulher na totalidade dos seus direitos. Secretária Geral do PMDB Mulher de Cabo Frio, acredita que juntas poderemos alcançar objetivos comuns de valorização da mulher que vem crescendo a cada dia. Trabalhando na área carente do Monte Alegre II em Cabo Frio - Rio de Janeiro.

- ROSALIA LEMOS - Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Representante da Coordenação de Extensão, Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do IFRJ e compõe o Conselho de Extensão do IFRJ-Campus São Gonçalo.É graduaad em Bacharel e Licenciada em Química pela UFF e mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ. Relatora da I Conferência Nacional contra o Racismo e a Intolerância. Criou o Disque Racismo/RJ, implantou a CODIM - Coordenaçaõ dos Direitos das Mulheres de Niterói.

- SANDRA MARTINS - Jornalista, é fundadora da sessão carioca da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial ligada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Trabalhou em diversas redações entre as quais a do Jornal do Comércio (RJ). Integra o Labotratório de Estudos de Comunicação Comunitária da Escola de Comunicação da UFRJ como pesquisadora autônoma na área de Comunicação Social. Trabalhou em 2004 na Rocinha no projeto "Calar a Boca já Morreu" que ensinava crianças e acolescentes a leitura crítica dos meios de comunicação. Integrou o Grupo de trabalhos André Rebouças (GTAR) na década de 80 do século XX na UFF.

- SANDRA MIGUEL - Líder Comunitária da Comunidade do Cajueiro na Serrinha, executa trabalhos com a CEDASP, Ação e Cidadania, e etc..

-VERA NERI - Afro-carioca, respeitada ativista do Movimento de Mulheres Negras, Educação e Direitos Humanos, remanescente do Movimento de Favelas e de luta por creches comunitárias, em especial da educação da criança negra, é fundadora e coodenadora executiva do Instituto Baobab, uma organização feminista e de mulheres negras. Formada em Pedagogia pela UFRJ, é professora, pesquisadora, mestre em educação pela UFF e doutoranda em educação pela UERJ. É também articuladora da Rede Brasileira de Educadores Negros. Comprometida com uma educação anti-racista e de afirmação da cultura e identidade negras, acredita que a educação é um instrumento de construção de ações afirmativas que promovam a igualdade, combata o racismo, o preconceito e a discriminação racial. Para que isso ocorra, entende que os educadores têm um papel fundamental no processo de construção de uma pedagogia transformadora que proporcione a valorização e promoção humana da população negra.

- ZORAIA BRAZ - Coordenadora do Programa de Rede de Segurança Escolar do 32º BPM; Coordenadora do Núcleo de Prevenção Primária da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Macaé; Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselheira Municipal Antidrogas de Macaé; Palestrante de Empresas Off Shore e On Shore nas ocasiões de SIPAT, temas: Drogas com fator de risco nas relações familiares, Drogas e Violência Doméstica, Os jovens e as Drogas, Presidente do COMAD-Macaé 2007/2008, Prêmio Mérito pela Valorização da Vida.

Um comentário:

  1. Ai chefe! Já sabe colocar as fotos nos blog. Parabéns! A matéria está ótima.
    Luiz Felipe.

    ResponderExcluir

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas