quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CPI DAS CRIANÇAS DESAPARECIDAS APROVA PLANO DE TRABALHO


Brasília (26/08/2009)


– A CPI do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes, presidida pela deputada Bel Mesquita (PA), realizou ontem, 25, sua primeira reunião para eleger a mesa diretora e o plano de trabalho.

“Nós teremos muito trabalho pela frente. Um trabalho profícuo”, afirmou a deputada ao abrir os trabalhos. Bel Mesquita acredita que trabalho da comissão deve ser conjunto com as Secretarias de Estado de Segurança Pública para que possam enviar informações preliminares referentes aos estados.

“Essa situação de convite, de levantamento de dados são ações que a CPI tem que fazer e deixar público”, ressaltou. A as reuniões da CPI serão agendadas para as terças-feiras, às 14h30.

CADASTRO NACIONAL

- A presidente da CPI apresentou uma proposta que está agora no Senado para aprovação de uma proposta de criação do cadastro nacional das crianças e adolescentes desaparecidos.


Ela justifica que cada estado tem uma maneira de fazer o seu controle e não existe um cadastro nacional. “Fico realmente satisfeita em saber que a nossa comissão vai ter o aprofundamento necessário, porque seus membros realmente são pessoas extremamente gabaritadas”, frisou Bel Mesquita.

O deputado Geraldo Pudim (RJ) acredita que a Comissão deveria primeiro saber as causas e os motivos pelos quais ainda não há o cadastro nacional no país. “Precisamos saber com quem está esse cadastro nacional, quais são os estados que o atenderiam e saber as causas, por que há entes federais que ainda não estão fazendo parte deste cadastro nacional?”.

Para a deputada Fátima Pelaes (AP), o momento é importante para o Congresso, porque, “a partir da instalação dessa CPI, nós teremos denúncias e com certeza e um norte”. Ela também sugeriu que se inicie pelos três estados que são os lugares que se têm informações aonde tem o maior número de crianças desaparecidas: Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.
Paulo Marcial
FUG/PMDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas