segunda-feira, 24 de agosto de 2009

MORTALIDADE MATERNA PREOCUPA COMISSÃO DE DEFESA DA MULHER DA ALERJ



A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio vai realizar uma audiência na próxima quarta-feira (26/08), às 10h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, para debater ações concretas para a redução da mortalidade materna.


De acordo com a presidente da comissão, deputada Inês Pandeló (PT), o objetivo é o de discutir com autoridades da área a criação de políticas para a redução dessas mortes. “Essa é uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres, pois trata-se de uma tragédia que pode ser evitada em 90% dos casos”, afirmou a parlamentar.


A redução da mortalidade materna no Brasil é um desafio. O Ministério da Saúde propôs a adoção do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, estabelecendo a criação de comitês, uma importante estratégia para a melhoria do sistema de registro de óbitos e informações. Assim, estados e municípios podem estabelecer políticas de atenção à mulher.


FONTE: SITE DA ALERJ

Um comentário:

  1. A Presidente Estadual do PMDB Mulher do Rio de Janeiro - Kátia Lôbo - esteve presente à Audiência Pública e reafirmou a necessidade e preocupação com a Saúde das Mulheres Negras, pois, as mesmas são as maiores vítimas da Mortalidade Materna, devido aos tipos de doenças que lhes ocorrem devido a sua raça, tais como: anemia falciforme, pressão arterial, diabete melitus, e tantas outras.
    "Precisamos efetivar uma campanha de atenção à saúde das Mulheres e principalmente às Mulheres Negras no que diz respeito à Mortalidade Materna"

    ResponderExcluir

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas