terça-feira, 25 de agosto de 2009

A PRESIDENTE DO IPEM-RJ - SORAYA SANTOS - PARTICIPA DE DEBATE PARA ACESSIBILIDADE EM ÔNIBUS.



O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) participou do debate que visa melhorar o sistema de elevadores utilizado nos ônibus para o transporte de deficientes físicos.

O encontro aconteceu no dia 17 de agosto, na Secretaria Estadual de Transportes e reuniu representantes do Inmetro, ABNT, a Comissão de Acessibilidade da ALERJ e o secretário de Transportes, Júlio Lopes.

O debate faz parte da série de reuniões que a Secretaria de Transportes tem realizado com entidades representantes de portadores de deficiência física para debater melhorias da acessibilidade nos sistemas de transportes públicos.

Durante a reunião o secretário Julio Lopes informou que tem recebido várias reclamações de cadeirantes e representantes de entidades sobre os obstáculos enfrentados por eles para ter acesso aos modais de transportes no dia a dia.

“Os cadeirantes usuários desse sistema de elevadores em implantação nos ônibus no Estado do Rio têm feito críticas, principalmente, da demora para completar a subida e a descida da cadeira de rodas nos ônibus, e pedem a modificação ou melhoria do sistema”, disse o secretário.

Segundo a presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos, já está em vigor uma legislação que obriga a implantação, até julho de 2010, do sistema de elevadores em toda a frota de ônibus urbanos em circulação, no entanto, é preciso acompanhar a demanda para poder identificar as melhorias necessárias e adaptar a frota.

Para o diretor de Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Alfredo Lobo, que representou também a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o ideal é trabalhar pelo cumprimento da legislação e buscar as melhorias em uma segunda etapa. Segundo ele, os equipamentos atuais têm como prioridade a segurança.

Já para o Deputado Estadual Tucalo, que é vice-presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da Assembléia Legislativa, é preciso fiscalizar o cumprimento da legislação, tanto por parte do Estado, quanto dos municípios, explicou ele, que vem acompanhando as demandas dos usuários deste transporte.

O secretário de Transportes disse que vai debater o assunto com os municípios para garantir que seja ampliada a aplicação da lei, fazendo valer em todo o Estado do Rio a regulamentação que define os prazos e os percentuais de adaptação dos ônibus.


FONTE: PRODERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas