quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CRISE NO SENADO CHEGA A CÂMARA E O DEPUTADO DARCISIO PERONDI SAI EM DEFESA DE SIMON


O tema principal nas rodas de discussão no Congresso Nacional tem sido a crise no Senado, que envolve sérias acusações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), pela suposta contratação de parentes através de atos secretos e irregularidades na Fundação que leva seu nome.

O clima no Senado, cada vez mais pesado, culminou com um bate-boca no plenário. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) foi atacado verbalmente pelo colega Fernando Collor de Mello (PTB-AL) ao defender o afastamento de José Sarney.

A crise no Senado repercute cada vez mais na Câmara e o- deputado gaúcho Darcísio Perondi, vice-líder do PMDB na Casa, saiu, nessa quarta-feira (05), em defesa de Simon.Segundo Perondi, o senador Pedro Simon prestou um serviço à Nação, com sua grandeza, sabedoria, experiência e seu passado ético. Já Fernando Collor, deixou cair sua máscara ao mandar Simon engolir as palavras. "Todos sabem o estrago que ele fez na política brasileira e no País. Mas caiu a máscara, com sua arrogância, petulância e desconhecimento da história", disse Perondi.


SEGUE O DISCURSO NA ÍNTEGRA

Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados. Anteontem, o senador Pedro Simon prestou um serviço à Nação, aliás, vem prestando, pela sua grandeza, sabedoria, experiência e seu passado ético. Mas S.Exa. prestou um serviço porque está pedindo a saída do senador José Sarney da Presidência? Sim. Mas prestou um serviço muito maior quando caiu a máscara de Fernando Collor de Mello.

Quem não o conhece? Quem não sabe o que ele fez para o País?

Adolescentes, hoje adultos, os adultos, hoje vovôs e vovós, sabem o estrago que ele fez para a política brasileira, o estrago que ele fez para o País, e, de repente, no meio da fala do Governador e senador Pedro Simon, aparece, espavorido, o senador Fernando Collor de Mello. Cego, cego!

Não se mexia e tremia, e falou contra o senador Simon usando metáforas horríveis, e, surpreendentemente, o Presidente da Mesa não as retirou dos Anais.E até fez ameaças, que sabia da história de Pedro Simon. Se sabia, ele leu a história errada. A história dele que não é limpa, o Brasil todo sabe.

E ele estava quieto há 3 anos, era um novo Collor comedido, recuperado, constrito, perdoado. Mas caiu a máscara e veio ele com sua arrogância, petulância, com desconhecimento da história e agride um dos maiores homens da política brasileira, que é o senador Simon. Há 50 anos na política, absolutamente nada de errado na sua história, só flores, exemplos, construção, atitude de homem, de brasileiro, de patriota. Do Collor, nada disso.

O Brasil viu quem é Collor. Collor mostrou a sua face. Senador Simon, o Brasil o aplaude, não só o Rio Grande, não só o meu PMDB, todo o Brasil o faz.

Olhe para frente, continue assim, homem sério, sábio, coerente, ético, uma luz de moral de que precisa a política cada vez mais. Continue, senador, na sua caminhada. Continue! Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela estão olhando lá do céu, iluminando-o, e nós aqui o aplaudindo e seguindo o seu exemplo.Muito obrigado.
Assessoria de Imprensa:

Fábio Paiva - (61) 9982-0070

Chefia de Gabinete:

Frederico Borges - (61) 9216-0101

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas