quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ELCIONE PROPÕE CAMPANHAS MASSIVAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM.



Brasília (20/08/2009)

– A presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Elcione Barbalho (PA), alertou para a necessidade de se criar uma ampla campanha de conscientização para os problemas de saúde enfrentados pelo público masculino.


A sugestão foi feita durante o 5º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, promovido pela comissão.Na avaliação da parlamentar, as campanhas preventivas masculinas devem ser realizadas nos moldes das divulgações contra o câncer de mama. “A Comissão de Seguridade Social precisa estar engajada nessas campanhas de conscientização. O seminário realizado hoje é fundamental, porém, muito mais deve ser feito”, afirmou.


Elcione destacou o trabalho desenvolvido pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na elaboração de políticas públicas para a saúde do homem. No entanto, Elcione acredita que o desafio é desmistificar alguns hábitos culturais do brasileiro. “Por vergonha, os homens muitas vezes permanecem alheios a todos os programas desenvolvidos pelo governo”, ressaltou.


A peemedebista considera prioritária a campanha que trabalhe na transformação da mentalidade dos homens brasileiros, pois a timidez não pode impedir que a população masculina tenha um tratamento de saúde adequado. “Atualmente no Brasil aproximadamente 10 milhões de pessoas pegam alguma doença sexualmente transmissível, simplesmente porque não cumpre nenhum dos protocolos de prevenção, como o uso de preservativos”, lamentou. A campanha em benefício da saúde masculina idealizada pela parlamentar teria como objetivo romper barreiras culturais.


Por essa razão, Elcione lembrou a necessidade do Congresso se envolver nessa luta. “Isso inclui a região norte, que, infelizmente, possui a maior incidência de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis”, disse.


INFORMAÇÕES



- Já para o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi (RS), as informações trazidas pelos médicos urologistas presentes ao debate são muito importantes para orientar o trabalho realizado no Legislativo. “Esse trabalho de conscientização é essencial, não só para o público em geral, mas principalmente para nós parlamentares, que precisamos desses dados para definir políticas públicas, elaborar projetos e discutir dotação orçamentária”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas