quarta-feira, 19 de agosto de 2009

RELATOR DEFENDE NOVO MODELO PARA SETOR ENERGÉTICO


Brasília (18/08/2009)


– O relator da CPI da Aneel, deputado Alexandre Santos (RJ), destacou a necessidade do Congresso em elaborar uma nova política para regular o setor de energia no país.


A afirmação foi feita durante a reunião da comissão que ouviu diversos representantes da área. Para Santos, os documentos levados à CPI, até o momento, revelam problemas graves que poderiam ser solucionados com um amplo plano energético para o país.


“Esta comissão deve se debruçar para encontrar uma forma de conceder as garantias necessárias aos investidores, aos consumidores e a todos aqueles que querem produzir um país diferente”, enfatizou. De acordo com Santos, as experiências relatadas pelos depoentes são muito importantes para que a comissão consiga tecer um panorama mais preciso sobre a problemática do setor elétrico brasileiro. Um dos problemas apontados pelo parlamentar diz respeito às atuais regras de concessão de hidrelétricas comandadas pelo Ministério de Minas e Energia.


O peemedebista acredita que os leilões de energia elétrica, da forma como estão sendo conduzidos, são responsáveis por parte do aumento excessivo de tarifas. “Isso ocorre principalmente pelo fato de não haver hoje uma política consistente que regule o setor”, defendeu. O deputado Alexandre Santos ressaltou que um novo modelo de leilão público que tenha a transparência. “O potencial de energia do país é um patrimônio do povo brasileiro, portanto, cabe a esta CPI elaborar sugestões que preserve isso”, concluiu.Participaram da reunião o presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio José Dias Sales, o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Luiz Carlos Silveira Guimarães e o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Ricardo Antonio Gobbi Lima.



Ana C. Silva (FUG/PMDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres no Brasil

Fundo de Desenvolv. das Nações Unidas para a Mulher

Homens contra a Violência

Pesquise Aqui

Seguidores

Páginas